01 setembro 2006

INTERNET É AMEAÇA EM TEMPO DE FÉRIAS ESCOLARES



Em tempo de férias escolares o computador é um dos meios mais procurados pelos jovens para ocupar os tempos livres. Os perigos a que estão expostos levou o IQUA (Internet Quality Agency) a alertar os pais para a necessidade de controlar a utilização que os jovens fazem da Internet.
Para minimizar os riscos que os jovens correm ao utilizar a Internet, alerta-se os pais para que não deixem os mais novos sozinhos no computador.
De acordo com as recomendações do IQUA, avançadas pelo jornal El Mundo, os pais ou tutores devem assegurar-se de que os menores navegam por páginas de qualidade, que não incluam conteúdos ilegais ou nocivos para a segurança e formação dos mais novos.

Doménec Sesmilo, presidente do IQUA, refere ao mesmo jornal que "deixar um menor navegar na Internet sozinho é o mesmo que abandoná-lo durante a noite na rua", já que este pode aceder a conteúdos menos próprios ou ser alvo de assédio por parte de desconhecidos.
Entre as medidas de segurança propostas por várias entidades que se dedicam à protecção de jovens e crianças na utilização da Internet, destacam-se os pedidos para que pais e educadores estejam informados acerca dos riscos que as crianças correm, sendo-lhes sugerido que utilizem software avançado para o controlo e monitorização dos sites visitados pelos menores. Desta forma, e durante este período, é necessário programar os tempos livres que os jovens e crianças têm, uma tarefa quem nem sempre é fácil para os pais.

Artigo retirado de site ABC da tecnologia, pesquisado por Paula Almeida