FÉRIAS?... ir e voltar...
"...O direito a férias deve efectivar-se de modo a possibilitar a recuperação física e psíquica dos trabalhadores e a assegurar-lhes condições mínimas de disponibilidade pessoal, de integração na vida familiar e de participação social e cultural."
As férias são um direito adquirido ao longo dos tempos, pelos trabalhadores.
Se nos reportarmos brevemente à história das férias, vemos que antigamente, há muitos, muitos anos atrás, trabalhava-se todos os dias. Todos mesmo. Com o passar do tempo esta tendência tende a desvanecer-se um pouco com as celebrações das cerimónias religiosas ou mesmo civis. Nestes dias o trabalho era proibido e todas as pessoas deveriam participar nesses festejos. Podemos dizer que começaram aqui as primeiras manifestações das férias (os dias feriados). Estes dias começaram então a ser festejados todos os anos com carácter obrigatório. Hoje em dia, os feriados continuam a ser dias em que não se trabalha, para comemorar os acontecimentos importantes num País - os feriados civis - ou os acontecimentos importantes numa religião - os feriados religiosos.
Se existem dias, em que não se trabalha – feriados – para celebrar acontecimentos importantes, também existem dias que servem para os trabalhadores descansarem e recuperarem forças para mais um ano de trabalho. Por esse motivo existem esses dias, a que chamamos férias, em que podemos mudar de actividade e realizar aquilo que em tempo de trabalho não temos hipótese de concretizar… sejam passeios, viagens, visitar amigos distantes… fazer obras em casa, ir à pesca, e tantas… tantas outras coisas. No fim de contas nesses dias podes concretizar os sonhos que vais tendo enquanto trabalhas.
E já agora se pensas que trabalho é só para a gente crescida… enganas-te. O teu trabalho enquanto estudante é também muito importante. Por isso, crianças, jovens e adultos… todos aqueles que trabalham e que tentam deixar este mundo um pouco melhor e mais belo precisam de sonhar em como o tornar de facto mais agradável…. E as férias são sem dúvida esse tempo em que nós vamos à procura dessas ideias, desses momentos, dessas pausas para recuperar folgo e continuar a avançar. Nunca é tarde de mais para viver as férias.
Elas são muito importantes, pois com elas tornamo-nos mais participativos e disponíveis, na sociedade. Podemos até dizer que as férias nos ajudam a humanizar (a frase é minha).
E já agora, se vais de férias lembra-te sempre que tens de voltar. Este aviso só serve para aproveitares ao máximo as férias. Elas não são eternas e se lhe souberes dar o verdadeiro valor verás que os teus sonhos se vão tornando reais. Para aqueles que já chegaram de férias… bons projectos de vida e bom trabalho. Para quem vai agora de férias… boas férias… bons projectos… bons sonhos.
Carlos Reis
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home