01 julho 2006

O JOVEM E A ESCOLHA PROFISSIONAL


Na adolescência, fase marcada por mudanças físicas e emocionais a escolha profissional surge nesse mesmo momento, mais precisamente, nesta época do ano e em especial para os jovens que estão em fase de transição escolar.
A escolha profissional é assim baseada em factores situacionais e pessoais, que se fazem num processo paralelo de consolidação da personalidade.
O conhecimento de si mesmo e das suas potencialidades (autoconceito) é determinante na opção.
Os jovens acabam por escolher uma profissão em detrimento de outras alternativas.
Neste sentido, os pais deveriam apoiar os seus filhos, proporcionando-lhes um ambiente que lhes permita explorarem-se a si mesmos e ao mundo que os rodeia, com o intuito de uma implementação mais adequada no futuro campo profissional.
Pais e educadores procuram respostas, no sentido de como orientar os jovens na hora de fazer uma opção tão importante, pois sabemos que o bem-estar no trabalho representa uma parcela do bem-estar pessoal de todos nós.
O profissional certo no lugar certo é tão importante para a instituição e para o desenvolvimento social, assim como, é para a realização psicológica e profissional do trabalhador.
Daí a importância da Orientação Escolar e Vocacional, orientada para os interesses e capacidades dos estudantes, ou seja, para que as suas escolhas sejam ponderadas no momento de decidir o que pode fazer, o que quer fazer e quais as saídas profissionais. Permitindo-lhes, assim, fazer uma escolha mais adequada e ajustada aos seus interesses e motivações.
Objectivos do Serviço de Orientação Escolar e Vocacional

Informar:
- Acerca dos vários desafios de futuro;
- Acerca dos riscos e apostas a fazer;
- Acerca das vantagens e inconvenientes das várias saídas escolares e profissionais.

Diagnosticar:
- Interesses e motivações;
- Expectativas e valores.

Aconselhar:
- Fazer convergir oferta formativa com o diagnóstico prévio;
- Mostrar várias expectativas e práticas profissionais;
- Adjuvar a tomada de decisão.

Preparar:
- O jovem para concorrer ao Ensino superior (alunos do 12ºano) ou para escolher o curso do ensino secundário (estudantes do 9º ano); ou cursos de educação e formação (>6ºano e <9ºano> ou via profissionalizante.
- O jovem para a transição para a vida activa, nos casos em que os alunos não pretendem continuar os estudos.

Eliana Neves