01 julho 2006

O MUNDO TECNOLÓGICO


JAVA (Linguagem de Programação)

Histórico
Em 1991, na SUN Microsystems, foi iniciado o Green Project, o berço do Java uma linguagem de programação orientada a objectos. Os mentores do projecto eram Patrick Naughton, Mike Sheridan, e James Gosling. O objectivo do projecto não era a criação de uma nova linguagem de programação, mas antecipar e planear a “próxima onda” do mundo digital. Eles acreditavam que haveria de existir uma convergência dos computadores com os equipamentos e electrodomésticos comummente usados pelas pessoas no seu dia-a-dia.
Para provar a viabilidade desta ideia, 13 pessoas trabalharam arduamente durante 18 meses. No verão de 1992 eles emergiram de um escritório de Sand Hill Road no Menlo Park com uma demonstração funcional da ideia inicial. O protótipo se chamava *7 (leia-se “StarSeven”), um controle remoto com uma interface gráfica touchscreen. Para o *7 foi criado um mascote, hoje amplamente conhecido no mundo Java, o “DUKE”. O trabalho do Duke no *7 era ser um guia virtual ajudando e ensinando o usuário a utilizar o equipamento. O *7 tinha a habilidade de controlar diversos dispositivos e aplicações. James Gosling especificou uma nova linguagem de programação para o *7. Gosling decidiu baptizá-la de “OAK”, que quer dizer carvalho, uma árvore que ele podia observar quando olhava pela sua janela.
O próximo passo era encontrar um mercado para o *7. A equipa achava que uma boa ideia seria controlar televisões e PPV (Pay Per View) com o equipamento. Eles construíram um demo chamado MovieWood, mas infelizmente era muito cedo para que o PPV bem como as empresas de TV por cabo pudessem viabilizar o negócio. A ideia que o *7 tentava vender, hoje já é realidade em programas interactivos e também na televisão digital. Permitir ao telespectador interagir com a emissora e com a programação em uma grande rede de cabos, era algo muito visionário e estava muito longe do que as empresas de TV por cabo tinham capacidade de entender e comprar. A ideia certa, na época errada.
A sorte é que o boom da Internet aconteceu, e rapidamente uma grande rede interactiva estava a estabelecer-se. Era este tipo de rede interactiva que a equipa do *7 estava a tentar vender às empresas de TV por cabo. Gosling foi incumbido de adaptar o Oak para a Internet e em Janeiro de 1995, foi lançada uma nova versão do Oak que foi rebaptizada para JAVA. A tecnologia Java tinha sido projectada para se mover através de redes de dispositivos heterogéneos, redes como a Internet.
Desde o seu lançamento, em Maio de 1995, a plataforma Java foi adoptada mais rapidamente do que qualquer outra linguagem de programação na história da computação. Em 2003, Java atingiu a marca de 4 milhões de desenvolvedores em todo mundo.

Máquina Virtual Java
Os Programas Java não são traduzidos para a linguagem de máquina como as outras linguagens estaticamente compiladas e sim para uma representação intermediária, chamada de bytecodes.
Os bytecodes são interpretados pela máquina virtual Java (JVM - Java Virtual Machine). Muitas pessoas acreditam que por causa desse processo, o código interpretado Java tem baixo desempenho. Durante muito tempo esta foi uma afirmação verdadeira. Porém novos avanços tem tornado o compilador dinâmico (a JVM), em muitos casos, mais eficiente que o compilador estático.

Curiosidades
O número mágico de uma classe Java, quando representado em Hexadecimal fica 0xCAFEBABE.

Conteúdo retirado de “Wikipédia – A enciclopédia livre”

Júlio Chio

1 Comments:

Blogger Unknown said...

voces não têm nada que me interesse! estou á procura de meios tecnologicos tipo TV,telemóvel,computador etc...

2:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home